No nosso Mundo...
Quantas pessoas estarão neste momento a rir?
Quantas pessoas estarão a chorar?
Quantas pessoas estarão a morrer?
Quantas pessoas estarão a nascer?
Quantas pessoas estarão sozinhas?
Quantas estarão acompanhadas?
Quantas pessoas estarão na piscina?
Quantas pessoas estarão com sede?
Quantas pessoas estarão com medo?
Quantas com fome?
Quantas estarão a dormir?
Quantas pessoas estarão a cantar?
Quantas estarão a dançar?
Quantas estarão em casa?
Quantas estarão a fazer compras?
Quantas...
Boa disposição / Má disposição
Hoje, enquanto esperava longamente pela vinda do raio da camioneta (que se atrasou meia-hora!) andei a pensar aquelas coisas que só quem não tem mais nada para fazer pensa...
Mas como estou preguiçoso, vou só pôr as brilhantes e nada originais conclusões a que cheguei:
Boa disposição gera boa disposição! Má disposição gera má disposição!
Difícil é passar da má disposição para a boa disposição. O contrário já é bastante fácil...
(Ai, ai... Nunca mais fazem o metro Jugueiros-Guimarães!)
Taizé - reunião de preparação
Para o pessoal que vai a Taizé:
No próximo Sábado (dia 31) vai haver uma reunião de preparação de Taizé pelas 18h na Igreja de S. Sebastião, cá em Guimarães (o pessoal de Viana do Castelo vem cá! E acho muito bem! :)
Tentem ir sff, e se possível cheguem mais cedo para se fazer um pouco de convívio.
Toda a minha vida fui bom aluno e raramente me saí mal nos testes. Claro que quando não estudava o suficiente... Pela minhas turmas passaram vários colegas também bons alunos mas que não tiravam grandes notas nos testes por causa da ansiedade. Sempre achei, e continuo a achar, isso um disparate. E até incompreensível! Não percebia como é que podia acontecer uma coisa daquelas!
Hoje continuo a não compreender o porquê do excesso de ansiedade nos testes, mas também já experimentei disso (e não gostei!).
Fiquei preocupado... Ainda pior que ter estragado a minha fantástica média, é pensar quantas vezes poderá isto voltar a acontecer-me no futuro? Considero-me uma pessoa calma. Sempre agi muito bem em situações de muita pressão e porquê agora isto? Como será agora na faculdade? Será que cada vez que tiver um exame importante vou ficar assim estupidificado? Estou revoltado comigo mesmo. Como é possível eu não me controlar? Que é q se passou? Como é q 5 minutos depois do fim do exame já tirava 20 valores? Como é possível ter plena consciência da matéria toda excepto nas 2 horas do exame? Há qualquer coisa esquisita aqui...
Estava muito menos preparado para qualquer um dos outros exames em que tirei melhores notas...
Enfim... Vou ver se nas férias aprendo alguma coisa sobre autocontrolo!
É fantástico como é que 2 horas podem mudar uma vida inteira...
Nem de propósito!
Nem de propósito! Hoje o Público traz uma
entrevista a Soares dos Santos, big boss do grupo Jerónimo Martins. É engraçado que ele diz exactamente aquilo que eu disse na sexta-feira no almoço de preparação do acampamento.
Retirei os excertos das frases com as quais me identifico mais:
«Não podemos andar permanentemente numa situação como a actual, onde há uns que dizem bem e há outros que dizem mal. Em que o sindicalismo é de confrontação. Não dá. Esse tempo já morreu.»
«É fundamental que haja uma mudança de mentalidade por parte do empresariado, dos sindicatos e dos partidos políticos, que pensemos todos em Portugal.»
«Devemos pensar o que é que queremos para Portugal, e o que é que temos de fazer, e cumprir. Deveria fazer-se um pacto em que cada um assumiria um compromisso.»
Perdemos (?)
Após esta grande epopeia perdemos na final... Foi pena! Pensávamos que podíamos ganhar desta vez. Tivemos outros jogos aparentemente mais difíceis. Mas, mais uma vez, esbarrámos com a Grécia!
Estou triste, não posso afirmar o contrário. Mas racionalmente pensando (se é que se pode pensar de outra maneira) não há razões para estar triste. A organização do Euro2004 foi excelente, toda a gente o diz. As pessoas andam contentes, o país já não está deprimido. E depois de quase termos ficado pela fase de grupos, chegámos à final! Coisa que nunca tinha acontecido! Mais, provámos que temos uma selecção espectacular, com jogadores muito novos, que pode repetir este êxito ou até ser campeã!
Agora ponham-se na pele de um grego. Imaginem que a nossa selecção nunca tinha ganho nenhum jogo num campeonato europeu. E de repente é a campeã europeia! É simplesmente fantástico!!! Grandes gregos. Eu, que nem gostava muito deles (não tem nada a ver com a Summerweek), até fiquei a gostar mais.
Quando acabou o jogo e a Grécia se sagrou campeã, lembrei-me do filme
The Day After Tomorrow. No início do Euro ninguém apostaria um cêntimo naquela equipa. Mesmo durante o Euro poucas pessoas apostariam nela. Agora na final o grande favorito era Portugal. No entanto a Grécia ganhou! Contra todas as expectativas. Se não foram ver o filme, vão ver, ainda está em exibição e é um bom filme (tem só um bocado de efeitos especiais a mais).