Equipa do MCE Guimarães?
Blogosfera
- MCE Braga
- MCE Porto
- Comtextos
- MCE Lisboa
- Forum SEBS
- meniinadomar
- Terra da Alegria
- ...e-o-camandro!
- Conversas Vadias
- Claras em Castelo
- Fundação Alberto Neto
- Bocadinhos de Trapos
- Sonhando com a Utopia
- Enchamos Tudo de Futuros
Links
- MCE
- MCE Braga
- Taizé
- MCE Porto
- Ajuda de Berço
- Dignity International
- Amnistia Internacional - Portugal
- Banco de Tempo
- Microcrédito
- Notícias - Última Hora
- Acesso Ensino Superior
- Exames - Página Oficial
- Exames
Posts Anteriores
- Boas vindas aos novos alunos
- Anatomia
- Painéis solares
- A bata
- O eclipse
- Contrastes
- WORKSHOP – 30 DE SETEMBRO DE 2005
- Sr Dr
- Olá...
- "In the face of violence, we can respond only by p...
Tralhas
2 Mais Comentários:
Se além de reflectir tiverem ainda algum tempo...
Leigos para o Desenvolvimento
Divulgação:
VOLUNTÁRIOS PARA ÁFRICA E TIMOR Início de mais um ANO DE FORMAÇÃO dos "LEIGOS PARA O DESENVOLVIMENTO" Os "Leigos para o Desenvolvimento" (LD) vão dar início a mais um ano de Formação. Como vem sendo hábito irão realizar-se Sessões de Apresentação, nos diversos Núcleos Regionais, a saber: - BRAGA: 25 de Outubro, 21h15 no CAB, Praça da Faculdade,16 - Tel.: 253 215 592 - PORTO: 2 de Novembro, 21h15 no CREU-IL, Rua Oliveira Monteiro, 562 - Tel.: 226 061 410 - COIMBRA: 9 de Novembro, 21h15 no CUMN, Rua José Falcão, 4 - Tel.: 239 829 712. - LISBOA: 10 de Novembro, 21h15 no CUPAV, Estrada da Torre, 26 - Tel.: 217 574 278. Estas Sessões são de entrada livre.
Focolares atentos às vítimas do terramoto no Paquistão
.
O quadro dramático das consequências do terramoto que atingiu Caxemira é já conhecido: mais de 50.000 mortos, 65.000 feridos e mais de 4 milhões de pessoas ficaram sem casa. Há ainda aldeias nas montanhas onde não foi possível chegar nem sequer de helicóptero. Os feridos que foram transportados para os hospitais de Rawalpindi e Islamabad em helicópteros, são mais de 5.000, mas as estruturas não são as mais adequadas. (...)
Estas notícias chegaram do Paquistão através de alguns amigos cristãos e muçulmanos. Escreveram-nos uma carta impressionante que nos ajuda a penetrar no rosto mais humano desta catástrofe: “Gostaríamos sobretudo de partilhar convosco a história de algumas da inúmeras vítimas do terramoto, para que também vocês as possam conhecer pelo menos através destas poucas palavras. Gostaríamos de carregar sobre as nossas próprias costas os sofrimentos desta gente para que as pessoas não se sintam sós, mas se sintam entendidas e ajudadas”.
Muitas pessoas perderam praticamente tudo e alguns toda a família. Mas a fé que esta gente vai buscar ao Islão, faz acreditar que para além de tudo existe um Deus que os ama, e que faz descobrir o que vale realmente nesta vida.
Hoje a Rani, visitando um hospital, começou a falar com uma criança, ainda em estado de choque, que tinha uma perna engessada e a outra ferida. Ofereceu-lhe uma maçã e a criança esboçou um sorriso, sem falar. “Coragem, diz lá como te chamas” diz-lhe docemente o pai, com um grande sorriso. A Rani comovida com a cena, pergunta ao homem onde está a mãe. “Morreu” foi a resposta que deu o homem com o mesmo sorriso e com uma comovente serenidade.
Como ajudar?
Trabalhamos em várias frentes:
1. Colaboração com a Caritas que montou um campo de refugiados em Abbottabad (v. site: www.db.caritas.glauco.it/caritastest/conosciamoci/Home_e.html) e ISCOS (projecto dos sindicatos italianos, distribuidores oficiais de ajudas do Governo italiano), que já distribuiu 3000 tendas numa aldeia perto de Balakot.
2. Recolha de alimentos, vestuário para o Inverno, cobertores, medicamentos.
3. Visitas aos feridos vítimas do terramoto nos hospitais de Rawalpindi.
4. Sensibilização e recolha de fundos a nível local para as primeiras necessidades das pessoas.
5. Recolha de fundos a nível internacional para as futuras necessidades.
6. Estão em estudo alguns projectos, para serem aplicados depois das acções de emergência. Será necessário dar apoio às pessoas que se encontram nos campos de refugiados: assistência médica, alimentos, livros, brinquedos. Mais tarde dever-se-á construir casas e escolas anti-sísmicas.
7. Uma coisa concreta a fazer é rezar por estas pessoas – agradecemo-vos realmente – para que possamos ter força e luz para perceber como ajudar a nossa gente.
8. Para o envio de donativos, AMU (Acções Mundo Unido):
para depósitos
Conta nº 45282401458, Millennium bcp, balcão do Areeiro
NIB: 0033 0000 45282401458 05
morada AMU
Rua Ten-Coronel Ribeiro dos Reis, 10-B
1500-588 Lisboa
Os donativos são endereçados à Ong "AMU - Acções Mundo Unido”
Importante: Indicar sempre o motivo do depósito "AMU - EMERGÊNCIA PAQUISTÃO".
Enviar um comentário
<< Home