TGV
Num destes últimos dias, o ministro das obras públicas anunciou o novo projecto para o traçado do TGV. Este tem a vantagem de ser bastante menos dispendioso, já que usa bocados da linha já existente e reuniu bastante consenso à sua volta. Entre vários problemas, há o da largura das linhas do TGV e da linha normal serem diferentes. Os comboios terão de ser especiais e haverá permutadores que adaptam o comboio sempre que mudar de linha (e ainda muda algumas vezes). Segundo este projecto, uma viagem Porto-Lisboa duraria 1h35.Ora, o Alfa Pendular atinge os 220Km/h, se tiver condições para isso. O problema é que a actual linha não está preparada, na maior parte do percurso, para essas velocidades. Supondo que Porto e Lisboa ficam a 350Km, a 220Km/h demora-se, adivinhem lá, 1h35! Contabilizando umas paragens em Aveiro, Coimbra e Leiria deve ficar praí em 1h45. E não é preciso comprar comboios novos, nem permutadores! Basta modernizar a linha, o que fica bastante mais barato que fazer novas linhas para o TGV!
Ou seja, onde é que está a vantagem do TGV? Alguém me explica?
0 Mais Comentários:
Enviar um comentário
<< Home