domingo, fevereiro 13, 2005

Voto em branco

São as primeiras eleições em que posso votar e, ironicamente, estou com vontade de votar em branco. Não pode ser!
Acho que o voto em branco deveria ter mais importância. Normalmente votos brancos e nulos até são contabilizados juntamente, o que é um disparate! Um voto nulo significa que alguém se enganou ou que resolveu fazer bonecos no boletim de voto (que, diga-se de passagem, é uma falta de respeito pela nossa democracia). Um voto em branco é um voto de protesto.
Um destes dias tive uma ideia que deve ter tão pouco de original como de utópica. E se os votos em branco contassem como lugares vazios no parlamento? Que implicações isso teria? Se calhar corríamos o risco de ficar com o parlamento vazio...

Acabei de saber, há pouco, que existe um movimento de apelo ao voto em branco! Mau, mau... Não criem agora ideologias para quem vota em branco. Senão, votar em branco passa a ser quase a mesma coisa que votar num partido!
Bem, dando uma primeira vista de olhos na página até estou a curtir os gajos... Se estas campanhas forem avante, se se conseguir uma boa percentagem de votos em branco, pode ser que mude qualquer coisa. Mas será que a culpa é só dos políticos? O problema não é também do país e dos cidadãos? Claro que sim!

1 Mais Comentários:

Às 14:23, Blogger Endovelico disse...

Tou a curtir o teu blog, ainda só li dois posts e já me apeteceu fazer dois comentários lol! Essa ideia dos votos em brancos terem relevância no parlamento faz todo o sentido. Comecei um blog exactamente por causa de uma discussão acerca disso e de outras questões políticas. Não é ridículo que numa democracia de representação não sejam representados aqueles que votam no partido apartidário (lol)?

 

Enviar um comentário

<< Home