terça-feira, outubro 18, 2005

E já que se fala em gripe...

Anda tudo muito preocupado com os passarinhos e com os nabos dos cientistas que nunca mais arranjam uma vacina e entretanto cometem-se verdadeiras atrocidades! Um gajo que espirra no meio do corredor dum autocarro sem sequer pôr a mão na frente da boca devia ser preso!!! (Sim, isto aconteceu hoje no autocarro!)
Aconselho a leitura de um pequeno artigo que encontrei no Sapo e que, basicamente, diz aquilo que eu queria dizer e até mais...

segunda-feira, outubro 17, 2005

O outro lado da moeda!



Para meditar...


Boas vindas aos novos alunos

E queria aqui anunciar, faz favor, que o Sr. Caloiro Fábio ingressou no mundo universitário, mais concretamente em estudos portugueses na UM (não vieste para a minha beira, mas estás perdoado porque em Braga também são bons rapazes! Tens é que ter cuidado com uns que pertencem ao MCE... :P).
Como o Sr. Dr. Fábio irá constatar o mundo universitário é um mundo maravilhoso, sem limites, cheio de novidades, cheio de inovações, cheio de escolhas... É impossível alguém aborrecer-se por não ter nada pra fazer! Mas nem tudo são rosas (digamos, flores!) e por isso o mundo universitário também está cheio de obstáculos, desilusões, trabalhos... Para isso é que o Sr. Dr. Fábio tem amigos mais velhos, que já andam nestas andanças há mais tempo, aos quais pode e deve pedir ajuda sempre que achar necessário!
Quanto a Estudos Portugueses, não percebo muito, ainda por cima hoje, que descobri que vou passar a apresentar os meus trabalhos em inglês!
Welcome Fábio! We were just waiting for you!

quinta-feira, outubro 13, 2005

Anatomia


Os profs de Anatomia fazem questão de serem maus, o livro de Anatomia pesa 5Kg, tem 1600 páginas de tamanho ligeiramente maior ao A4, com letra miudinha, está em inglês, temos que saber milhares de nomes, e os ossos têm montes de altinhos, covinhas, orifícios, corninhos... Tirando isto tudo, Anatomia até é fixe! Ah! E o cheiro no Teatro Anatómico não é muito agradável! Ahh! E os ossos que estão lá nunca são bem como estão descritos no livro! Mas, como eu dizia, tirando isto Anatomia até é muito fixe!
Sabiam, por exemplo, que a coluna vertebral tem 33 vértebras? 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sagradas e 4 no cóccix. As duas primeiras cervicais têm nomes próprios: atlas e axis. E depois, sobre cada uma delas há imensas coisas a dizer! São as apófises (processes), as chanfraduras (notch), os buracos (foramen), as facetas (facet), os pedículos, os cornos, as lâminas, os tubérculos, as fossas, as massas, os arcos, as goteiras, as cristas, os sulcos... E depois cada uma destas coisas pode ser superior, inferior, anterior, posterior, dorsal, ventral, interior, exterior, espinhosa, transversa, articular, lateral... Já estão fartos? Então imaginem eu!!!

quarta-feira, outubro 12, 2005

Painéis solares

Um dia destes ouvi alguém na televisão a dar umas explicações complicadas sobre a razão pela qual as energias renováveis não têm sido bem implementadas no nosso país, que (para quem não sabe) é riquíssimo em fontes dessas energias. Só o ouvi por escassos minutos, mas hoje no autocarro fiquei a pensar nisto...
Os telemóveis foram introduzidos no mercado e num instante todo o país ficou cheio deles! Com a Internet, a implementação tem sido mais lenta, mas cada vez mais gente tem acesso em casa, no emprego, nas escolas, etc... Painéis solares, por exemplo, não se vêem em quase lado nenhum. E porquê?
Para mim a razão principal é muito simples! Tirando todas as vantagens e desvantagens associadas aos painéis solares, estes não oferecem nada de novo! Um telemóvel é uma coisa espectacular! Podemos estar em qualquer sítio e telefonar para onde quisermos e estamos sempre disponíveis para receber telefonemas... Um painel solar a única coisa que muda é a origem da energia que usamos, mas no dia-a-dia não notamos diferença nenhuma. Tanto nos faz que a energia venha de um painel solar, de uma central termoeléctrica, de uma barragem ou de uma central nuclear!
O problema é que as novas tecnologias, quando surgem, são muito caras, só ao alcance das bolsas mais recheadas. E só quando estas pessoas começam a comprar estes produtos, é que eles vão descendo de preço e ficando acessíveis a cada vez mais gente. É o caso dos telemóveis! Quem é que há 10 anos atrás tinha telemóvel? Quase ninguém... Agora toda a gente tem um ou dois ou três! Ter um telemóvel está ao alcance de praticamente qualquer pessoa! No caso dos painéis solares não há interesse, por parte das pessoas ricas, em adquiri-los! A conta de electricidade no final do mês não lhes faz muita diferença e a poupança até nem é assim tanta! O problema é que assim, o preço destes aparelhos e de toda a manutenção associada a eles nunca irá descer!
Portanto, devia haver uma grande aposta por parte do Estado de incentivar à compra de este tipo de tecnologias que, no futuro, nos irá livrar de grandes sarilhos e poupar imenso dinheiro!

terça-feira, outubro 11, 2005

A bata

Estava a olhar para a montra. De dentro da loja sai um sujeito, de bigode preto e cabelo encaracolado da mesma cor, com um ar de satisfação de quem está prestes a arranjar um cliente.
- Boa tarde, em que posso ajudá-lo?
- Boa tarde. Queria uma bata branca...
- Para que efeito? É pra Medicina?
- É...
- De abrir atrás ou à frente?
Era a pergunta que eu temia. A partir daí entrei no complexo mundo das batas! Botões atrás, botões à frente, botões ao lado... Mangas apertadas, solta, com elástico, sem elástico... Acima do joelho, abaixo do joelho, pelo joelho... Com bolsos, sem bolsos... Com gola, sem gola...
- Essa fica-lhe óptima!
- Posso experimentar a outra?
- Pois claro! Faça o favor!
Eu observava a minha imagem reflectida no espelho.
- Acho que gosto mais desta...
- Essa também lhe fica muito bem! Dá-lhe um ar mais composto!

Quando estiver mais em baixo, vou comprar uma bata!

segunda-feira, outubro 03, 2005

O eclipse

Mais um eclipse, mais uma desilusão!
Aqui há uns tempos houve um eclipse parcial que não valeu nada, mas neste, em que o sol ficava 96% coberto aqui no Porto, estava à espera de mais... Ou melhor, estava à espera de menos! Menos luminosidade! É que a luz cá fora era imensa!!! Não fosse ter ficado um gelo e um transeunte mais distraído nem daria conta do eclipse! Nem sequer foi necessário ligar a iluminação pública!!! Fiquei indignado! Afinal o eclipse tem de ser total para ficar mesmo escuro...
Com os óculos fantásticos que vieram nos jornais do dia anterior, de facto notava-se que o sol estava praticamente coberto, ficando um pequeno anel (que aqui no Porto não era fechado). Ainda tirei umas fotos com o zoom óptico, digital e tudo o mais que tinha no máximo e ficou isto:

Acham que dá para perceber que é um eclipse? Acho que fazia melhor no Paint...