Chegou o fim do ano!
Finalmente saíram as notas! Agora só (!) faltam os exames nacionais, mas já se vão fazendo as despedidas.Um ano inteiro a viver lado a lado com os colegas e professores. Partilhámos tristezas e alegrias, brincadeiras e cansaços... Zangámo nos, reconciliámo nos, conversámos e trabalhámos... E agora o ano chega ao fim e com ele todos estes sentimentos se transformam em recordações.
Uns irão para Sul, outros para Norte, para cursos diferentes ou para cursos iguais. Talvez alguns fiquem juntos, mas a probabilidade é baixa: as Universidades são muitas e os cursos também. E os professores? Uns ficarão na escola, outros não! E para o ano, terão mais uma centena de alunos. Será que se vão lembrar de nós um dia mais tarde? Uma coisa é certa, para os alunos, há professores que eles nunca se irão esquecer. E os colegas? Será que um dia me vou lembrar de todos os meus colegas? Para já ainda me lembro de todos os que foram da minha turma desde a escola primária. Mas daqui por dez anos, depois de ter conhecido mais umas centenas de pessoas, será que ainda me vou lembrar de todos?
É estranho como facto de um ano lectivo chegar ao fim pode mudar tanto a nossa vida. Aqueles colegas e aqueles professores faziam parte da minha vida. Agora, quando acordo de manhã, já não vou ter com eles. Talvez ainda os encontre durante os dias de exame, mas depois tudo isto será passado (ou não!).
A vida vai mudando, mas às vezes temos assim umas mudanças um bocado radicais... Vou ter saudades da minha escola!
Boa sorte para todos os que andam a estudar para os exames (sejam nacionais ou não!)
1 Mais Comentários:
Pois é, a partir do 12º ano é que a vida começa a dar voltas. Ao ler este teu texto recordei-me da tua, que também foi minha Escola. Lembro-me perfeitamnete que no sexto ano omeu maior desjo era ir para o Liceu - não sei bem porquê, mas aquela escola tinha algo de mágico... Eu andei lá do 7º ao 12º ano, seis anos, e ainda me lembro perfeitamente de todos os colegas de turma que tive e de todos os professores. Os meus melhores tempos de estudante foram passados no Liceu, lá fiz amigos, lá cresci e muito do que sou hoje deve-se a todas as vivências que tive nesta nossa bela escola. Ainda hoje quando vou ao Liceu reconheço caras, e elas a mim, e isto se calhar quer dizer que algo de nós ficou lá - se calhar pela nosssa forma de viver a Escola, pela nossa diferença, deixamos marcas:"É preciso deixar marcas nos que encontramos", já dizia o Edgar Silva, ex-assistente nacional do MCE.
A amizade nunca passa, apesar das distâncias que vos vão separar há sempre algo que fica, e o que resta é sem sombra de dúvida o essencial...os momento de partilha!!!E são estes momentos que muito marcam a minha histório no Liceu,são estes momentos que me ligam a tantas pessoas, muitas delas que já não as vejo à algum tempo mas que não as esqueci...A frase mais tipica que se diz nestas alturas é:"A vida continua" e na verdade não podemos ficar presos no passado e ignorar o presente (a evolução existe, e ainda bem!), há que ir para luta e encarar o presente e o futuro com ânimo, com a ideia que o melhor ainda não veio... A tua vida vai mudar bastante, mas se tu quiseres, há coisas que permanecerão...
Enviar um comentário
<< Home