Taize!!
Descobri muita coisa na minha viagem a Taize...nem queiram saber!
Mas descobri uma coisa, existe um sitio na terra muito aproximado ao paraiso (espiritual)...aquilo é lindo e fiquei apaixonado por Taize e por mais alguem:)
Talvez mais tarde ponha uma coisa mais profunda sobre Taize...po ano vou co Mega Jordico pa Taize voluntario...3 meses!!
Ajudei a velhinha a atravessar a rua...
Um destes dias, encontrei uma velhinha que queria atravessar a rua. Era uma rua não muito fácil da atravessar, já que não tinha semáforos e tinha várias faixas. Tinha uma passeira especial. Só se podia atravessar num sentido para que as pessoas não se atropelassem. Ofereci-me para a ajudar.
Devagarinho, lá consegui ajudar a velhinha a passar para o outro lado. Quando lá chegámos, pensava que a velhinha me ia agradecer de a ter ajudado, mas ela começou a chorar que afinal não queria ter atravessado. Disse-me que o outro lado da rua, afinal, era muito melhor para ela. A passeira só tinha um sentido, havia demasiadas faixas e muito trânsito. Era praticamente impossível de voltar a atravessar a rua. E a velhinha chorava e eu tinha pena dela. Senti-me culpado... Porque é que tinha oferecido a ajuda? Afinal, se não tivesse feito nada tinha sido melhor para ela.
Quando voltar, escrevo o fim da história.
Só...
O que é que é estar só?
Como é possível estar só, no meio da multidão?
Como é possível estar acompanhado na escuridão?
Como é possível estar só, num jantar de amigos?
Como é que se está aconchegado com um só amigo ao nosso lado?
Como é possível estar só, em nossa casa ?
Como é que um quadro numa parede nos enche a alma?
Pode alguém ser quem não é?
Em toda a nossa vida temos que ir fazendo escolhas, umas mais importantes que outras. Viver é fazer escolhas!
Mas algumas são extremamente difíceis de fazer porque são muito importantes e farão grandes diferenças no nosso futuro e porque gostávamos de escolher ambas as hipóteses, por vezes incompatíveis. Considero estas alturas de indecisão, como das piores por que se pode passar. A indecisão é terrível, não nos permite fazer planos, estamos permanentemente a pôr hipóteses, um bocado como um jogo se xadrez. Não sei se algum de vocês costuma jogar xadrez, mas este jogo, jogado a sério, é extremamente cansativo para a cabeça precisamente por isso. Durante o jogo, é preciso estar sempre a tomar decisões e pensar no máximo possível de hipóteses de jogadas futuras.
Às vezes estas decisões revestem-se de um carácter curioso, temos dificuldade em decidir porque de um lado temos a consciência e do outro o coração! A consciência mostra-nos um futuro negro, o coração um futuro perfeito... Porque razão teimamos em não esquecer o coração, se a nossa consciência e as pessoas à nossa volta nos dizem uma coisa completamente diferente?
Cada vez que fazemos uma escolha, corremos riscos. Como podemos avaliar esses riscos? Quando é que compensa correr certos riscos? Quem não joga no totoloto nunca o poderá ganhar, quem não aperta os cordões pode cair, quem tenta o suicídio arrisca-se a morrer...
Mas será que as grandes decisões são aquelas que irão mudar realmente a nossa vida, a nossa maneira de ser? Será que a escolha duma profissão pode mudar a maneira de ser de uma pessoa? Um simples ida ao café pode mudar uma vida, podemos, por exemplo, conhecer a pessoa com quem iremos partilhar o resto da vida. Uma vez, deu na televisão um filme de uma rapariga que perdeu o comboio. Depois o filme mostrava a vida da rapariga se não tivesse perdido o comboio e a a outra vida em que perdeu o comboio. Se alguém souber o nome deste filme diga-me porque gostava de o ver.
Esclarecimentos sobre o LSS...
Anda um email a circular pela net com o título "Dá que pensar... LSS ou Sodium Lauril Sulfate" que me fez realmente pensar... E como nesta altura do ano não há nada para fazer (e ainda por cima está a chover!), resolvi tirar essa coisa do LSS a limpo!
Li várias coisas, mas o melhor artigo está em
http://www.emedicine.com/derm/topic508.htm
Para lavar é preciso um
detergente, qualquer coisa que seja solúvel em água e que também "agarre" a gordura. Há várias substâncias que têm estas propriedades. A substância usada em cada detergente depende do objectivo com que vai usado o detergente.
No caso do
champô (e também do gel de banho), há quatro produtos mais usuais:
ammonium lauryl sulfate,
ammonium laureth sulfate,
sodium lauryl sulfate (SLS, LSS em português) e
sodium laureth sulfate. A ordem por que estão escritos é do mais agressivo para o menos agressivo. Por exemplo, os champôs de bebé têm quase de certeza
sodium laureth sulfate porque é o que causa menos irritação nos olhos e no cabelo. Numa pequena inspecção aos produtos usados cá em casa, todos continham
sodium laureth sulfate.
No caso dos
sabonetes são usadas outras substâncias como
sodium cocoate ou
sodium tallowate.
Nas
pastas de dentes é mais comum "o nosso amigo"
sodium lauryl sulfate (SLS). Além de limpar os dentes, ajuda no processo de remineralização e tem propriedades anti-bacterianas.
O sodium lauryl sulfate é irritante para a pele e para os olhos, mas não há nada que tenha demonstrado que possa ser cancerígeno.
Aquela frase, dos tipos que receberam o telefonema a dizer que o SLS é cancerígeno e concordaram mas disseram que não podiam fazer nada porque precisavam dele para produzir espuma, é ridícula, nunca admitiriam tal coisa! Cá para mim foi a empresa, que comercializa o tal champô sem SLS, que resolveu vender mais uns produtos à custa da concorrência.
Além disso aquele email circula na net já há alguns anos e as frases são sempre praticamente iguais, mudando apenas as pessoas e universidades que assinam. Muitas destas pessoas foram questionadas sobre a autoria do email e disseram que não eram autores desses emails.
Mais uma coisa. Não é verdade que a probabilidade de alguém contrair cancro tenha aumentado assim tanto desde os anos 80. As probabilidades de contrair a maior parte dos tipos de cancro mantiveram-se mais ou menos estáveis, excepto a
probabilidade de contrair cancro nos pulmões ou nos brônquios, que
tem aumentado. Mas este aumento não tem nada a ver com o SLS, deve-se principalmente à poluição do ar e ao tabaco!
Principais sites consultados:
http://www.emedicine.com/derm/topic508.htm
http://sci-toys.com/ingredients/toothpaste.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Sodium_laureth_sulfate
http://en.wikipedia.org/wiki/Shampoo
http://www.anvisa.gov.br/...
http://www.checnet.org/healthehouse/chemicals/...
http://www.consciencia.net/comportamento/saude/lss.html
http://www.ctfa.org/Temp...
http://www.davidicke.net/medicalarchives/badmed/sls.html
http://www.goaskalice.columbia.edu/2189.html
http://www.tennessean.com/health/stories/98/mqap1020.htm
http://urbanlegends.about.com/library/weekly/aa090998.htm
http://www.cancer.org/downloads/STT/CAFF_finalPWSecured.pdf
Bolachas para Taizé!
Sim senhor, este blog começa a ter movimento! Tou a gostar!!!! ;)
Fábio, estive a pensar e, se calhar, em vez do saco das bolachas devíamos era arranjar um reboque igual ao do Chefe Torcato. Atrelávamos o reboque à camioneta e quando lá chegássemos montávamos a tenda da COZINHA! A tenda nem precisa de ser tão grande como a do Chefe Torcato, aproveitávamos o espaço para pôr os utensílios indispensáveis: microondas, torradeira, grelhador, cafeteira eléctrica... e a comida: bolachas, salsichas, pão, batatas, molhos, feveras, sardinhas, chá, frangos, costeletas, queijo, presunto, broa... Enfim, e talvez mais qualquer coisita que te lembres! Que achas da ideia?
Alguém tem falado com as lisboetas que vão a Taizé (esta é uma indirecta para ti, Fábio). É que eu mandei-lhes um email por causa das tendas, mas ainda nenhuma leu... Será que foram de férias? Claro que podem ficar a dormir ao relento... Mas se chover é chato... Digo eu! (Mas é só a minha opinião!)
Mais uma coisa, temos que avisar o Paulo, a Elisa, a Olga, a Otelinda, o Sérgio (tou a esquecer-me de alguém?) do Conselho Nacional.
Riscos!
Desculpem lá tar sempre a postar(po Luis é uma alegria;), mas acabei de ler uma coisa fofa e bem real, vejam lá se gostam!
Rir é correr o risco de parecer tolo.
Chorar é correr risco de parecer sentimental.
Estender a mão é correr o risco de se envolver.
Expor seus sentimentos é correr o risco de mostrar seu verdadeiro eu.
Defender seus sonhos e idéias diante da multidão é correr o risco de perder as pessoas.
Amar é correr o risco de não ser correspondido.
Viver é correr o risco de morrer.
Confiar é correr o risco de se decepcionar.
Tentar é correr o risco de fracassar.
Mas os riscos devem ser corridos, porque o maior perigo é
não arriscar nada.
A pessoa que não corre nenhum risco não faz nada, não tem nada e não é nada.Elas podem até evitar sofrimentos e desilusões, mas elas não conseguem nada, não sentem, não mudam, não crescemnão amam, não vivem;acorrentadas por suas atitudes, elas viram escravas, privam-se de sua liberdade.
Somente a pessoa que corre riscos é livre.
Nao sei quem escreveu isto mas estou plenamente de acordo, ja repararam que se nao tivessemos, cada um de nós militantes corrido o risco de entrar no MCE, a esta altura a nossa vida era completamente diferente, e eu nao vos teria conhecido...que desperdicio!!
Fikem Bem, isto é realmente giro!!
XXV Conselho Nacional
Olá pessoal!
É só para avisar que já se podem inscrever para o Conselho Nacional. Podem fazê-lo na
página do MCE Nacional ou na
nossa! (Em caso de dúvida, usem a do MCE Nacional pois deve ser a que está mais actualizada). Se se inscreverem até 25 de Agosto fica mais barato!
Despachem-se! ;)
Moscas
Pois é que diversao foi matar uma centenas de moscas, eu diria ate milhoes(que exagero, mas faz de conta que foram)!Encontrei um passatempo, um jogito foleiro, mas tem uma particularidade connosco, é pa matar moscas!Cliquem no Link e
Matem!!
http://www.shockhaber.com/zzzzzzzzzzzzzzz.htm
T-shirt oficial MCE Guimaraes!
O projecto é este, mas fica melhor na camisola...ah e o que diz na cruz é : They will now we are christians by our t-shirts!
Tá giro, vou mas é ver se tenho tempo de fazer isto, senao nao passa de projecto roto!
Alé...............................................................................................................................................................
..........................................................................................................................................................França
Taize!!
Ja tá tudo tratado!!O passaporte azul, e a autorizaçao dos pais lá no notario, agora so falta embarcar, e França aqui vou eu!!
Alguem tinha dito que o E111 estava demoroso, FENIX, foi na hora!!Espero que seja o documento certo senao, tou lixado;-)
Temos que combinar um dia pa ver-mos isto melhor e pa comprar-mos um camiao de bolachas(Luisao vamos comer bolachas como kem mata *'moscas'*)!!
Até as comemos...
...às bolachas, meus malandros!!
Fikem bem abraços, beijos e murraças!! VITORIA