sábado, outubro 09, 2004

Diário de um cromo que queria ir para Medicina e foi para Bioquímica

1º dia de aulas:
Levantei-me pelas 9h30 e fui de autocarro até ao Jardim Botânico onde ia ter aula prática de Biologia Celular (BC). Foi uma complicação para dar com a sala, porque ninguém sabia onde ficava o BOT A! 3 pessoas e 3 informações erradas! Valeu-me um rapaz, que eu conhecia do Vega, que encontrei lá e me indicou a sala correcta (nunca mais o encontrei outra vez!).
A aula começou. A sala afinal era um laboratório! Sentámo-nos por grupos. No meu havia duas raparigas tão pequenas que eu dava-lhes para aí 15 anos no máximo! Um rapaz (continuo sem saber o nome) era de Paços de Ferreira. Fiquei a saber que tínhamos aulas de Biofísica no ICBAS todos os dias, excepto à quarta, às 8h00 com o prof Alexandre Quintanilha. Fiquei, também, a saber que os profs andavam já a dar matéria nas aulas, embora muita gente faltasse por causa das praxes. A prof marcou TPC's e a aula acabou. Perguntaram-me se ia de tarde à praxe e eu disse que não. Ao portão estavam uns doutores à nossa espera. Mas não me conheciam e eu passei por eles na boa! :)

2º dia de aulas:
Lá me levantei cedíssimo para ir à aula de Biofísica. Cheguei atrasadíssimo, mas ainda ouvi uma boa parte da aula. Depois, como sou um despistado, fui a correr para o Dep. de Química onde ia ter aula de Elementos de Matemática (EM). Cheguei lá e já estava toda a gente no anfiteatro e a prof já estava com altas matérias. Uma hora mais tarde descobri que tinha assistido a outra aula que não era do meu turno e que a minha só começava depois! Enfim, tive 2,5h de Matemática em vez de 1,5h! Almocei sozinho no bar.
De tarde na aula de Fundamentos de Química (FQ) é que comecei a meter conversa com o pessoal. Conheci a Adriana e a Carla. A Adriana vinha de Eng.Biológica da UM e a Carla era "doutora" e vinha de Biologia da FCUP. Foram simpáticas e indicaram-me uma série de coisas que eu tinha que fazer. Gostei da aula de FQ, a prof é fixe, dá a aula em Powerpoint e podemos fazer download das aulas na internet no InfoCiências (O sistema de informações internas da Faculdade). O raio da Faculdade era mesmo desorganizada! Eu, além de não estar matriculado nas aulas de Biofísica, não tinha turma de Laboratórios de Química (LQ). Bem me parecia que aquele horário era bom demais! Fomos à aula teórico-prática (TP) de EM que, diga-se de passagem, é a maior seca do mundo! Duas horas a fazer exercícios. Uns, cenas básicas, e outros que eu nunca tinha visto à minha frente! Depois fomos tentar encontrar o prof responsável pela cadeira de LQ para ver se me arranjava turma, mas sem sucesso.
Quando já ia a caminho de casa encontrei a Rute! (está na FCUP em Biologia) Ainda conversei um bocado e depois estive com a Guida! Com essa é que já não estava há montes de tempo! Mas a conversa não podia durar muito porque tínhamos que ir para casa.

3º dia de aulas:
Cheguei atrasado à aula TP de FQ, estes autocarros são um nojo. Demoro 40 minutos de casa até ao Dep. de Química! Quando estava em Jugueiros só demorava 20 min até ao Liceu em Guimarães e se não houvesse trânsito até era mais rápido! O raio da sala também está num sítio fantástico! E o melhor de tudo é que parece que ninguém na faculdade sabe onde é que fica aquela sala!!! Esta aula também é para fazer exercícios, mas a prof até é fixe! Consegui encontrar o prof responsável por LQ e ele deixou-me ir, condicionalmente, à aula de quinta-feira, no dia seguinte.
A seguir aula de BC no Botânico. Esta aula também é em Powerpoint, mas esta prof tem estilo, porque traz o portátil num carrinho de ir às compras (daqueles com duas rodinhas). Fiquei escandalizado. A prof perguntou quem é que tinha trazido as apresentações (?) e dois alunos fizeram apresentações (uma em acetatos e outro em powerpoint). Era a minha primeira aula teórica de BC!!! Conheci mais umas tantas pessoas neste dia.
Durante a tarde fui, finalmente, tirar o passe (duas horas na fila!). Andava a gastar balúrdios em bilhetes no autocarro.

4º dia de aulas:
Hoje não tinha Biofísica (o prof tinha avisado). Mas resolvi ir mais cedo para poder ir às secretarias centrais (nos Leões) tratar o cartão de estudante e ir ao ICBAS tentar matricular-me em Biofísica.
As secretarias só abrem das 12h às 16h, umas horas muito práticas. Mas pude tirar o cartão de estudante num posto da Caixa Geral de Depósitos, que lá estava, e assim também abri uma conta!
No ICBAS é que não consegui matricular-me. Que desorganização! Fui à aula de EM que foi quase chinês, mas parece que não fui o único. Almocei na cantina com o resto do pessoal. É muito fixe a cantina! Podemos comprar a senha 3 segundos antes de comer e temos à escolha 3 pratos: carne, peixe e dieta. Mas depois, por exemplo, com uma senha de carne podemos pedir qualquer um dos 3 acompanhamentos, temos direito a sumo e sobremesa (Fruta, gelatina, pudim flan, baba de camelo e mais umas cenas q não sei o que são). Gostei mesmo, só não gostei da quantidade de gente que vai lá comer.
De tarde, aula de FQ outra vez, e a aula de LQ. A prof de LQ foi simpática e disse que eu podia ir sempre àquela hora, não precisava de me preocupar mais com as turmas de LQ. Esta turma é fixe porque tem gente de Bioquímica, Química, Física e Física Aplicada.
Fui ainda à paciências (a reprografia do Dep. de Química) encomendar um montão de fotocópias que tinha em atraso!

5º dia de aulas:
Hoje era o primeiro dia em que podia usar o passe (já era Outubro!). Mais uma vez não tinha Biofísica, mas fui na mesma ao ICBAS para voltar a tentar matricular-me nas aulas de Biofísica. Desta vez consegui, finalmente!!! Depois fui de AUTOCARRO, até ao Botânico para ter aula de BC. A seguir ìamos almoçar na cantina, mas estava uma fila até ao passeio. Resolvemos almoçar no Planetário. Até se come barato, mas também demoravam imenso e acabámos por chegar mesmo em cima da hora à aula de FQ. Mais uma vez gostei da aula e fui buscar um caixote de coisas à paciências!!! O termo caixote não é uma figura de estilo, eles deram-me mesmo um caixote para eu poder pôr toda aquela papelada! 60 EUR em fotocópias! Só visto! Vim no autocarro para casa com o meu caixote! :)
Depois apanhei o comboio para Guimarães para estar finalmente com os meus pais! Não estava com eles desde o dia em que tinha ido para o Congresso Europeu.

1 Mais Comentários:

Às 00:10, Blogger Fábio Pereira disse...

Bem, mas que vida atribulada cheia de stress!Nao sabia que a vida de universitario era assim tao stressada,a parte do'cara' ja tinha ouvido falar!
Mas parece que gostas da tua nova vida, o que é bom!

 

Enviar um comentário

<< Home