quinta-feira, janeiro 27, 2005

Soluções erradas!!!

Não há direito!!! Os cálculos já não são muito fáceis, mas com soluções erradas à mistura... Ainda é pior! Quase que dou em doido de tantas vezes verificar os cálculos!!!
Só espero é que estejam mesmo erradas (algumas tenho a certeza)!
____
Este é o verdadeiro post que não diz nada ao Mundo, mas deixem lá... Tenham compaixão por quem se levantou às 9h e esteve praticamente até agora a estudar Matemática.

quarta-feira, janeiro 26, 2005

Até que enfim!

«Todos os edifícios novos que forem construídos em Portugal deverão obrigatoriamente ter aquecedores solares para a água, sempre que tecnicamente viável, segundo um diploma que está previsto ser aprovado amanhã em Conselho de Ministros.»

no Público d'hoje

terça-feira, janeiro 25, 2005

Liquid Journey

Um site cheio de animações em flash para explorar...
http://www.liquidjourney.com

segunda-feira, janeiro 24, 2005


sexta-feira, janeiro 21, 2005

Segurança em Laboratórios de Química

Tenho exame de Laboratório de Química amanhã. Entre as várias coisas que tive que estudar, tinha um livrinho chamado "Breves Notas Sobre Segurança em Laboratórios de Química", com muitas partes chatas, mas também algumas bastante divertidas!
Uma pequena parte dos envenenamentos no capítulo dos Primeiros Socorros:
«[...] dê à vítima seis copos de água morna, para diluir o veneno e provoque vómitos introduzindo um dos seus dedos na garganta da vítima ou administrando um emético (um copo de água com duas colheres de sopa de cloreto de sódio). Repita as tomas de água salgada tépida até que os líquidos saiam claros. Guarde o material vomitado para posterior exame. Administre 15g de Antídoto universal [2 partes de carvão activado, 1 parte de óxido de magnésio, 1 parte de ácido tânico] em meio copo de água.»
Ou seja, o melhor é mesmo não nos envenenarmos, senão ainda morremos do tratamento!

TGV

Num destes últimos dias, o ministro das obras públicas anunciou o novo projecto para o traçado do TGV. Este tem a vantagem de ser bastante menos dispendioso, já que usa bocados da linha já existente e reuniu bastante consenso à sua volta. Entre vários problemas, há o da largura das linhas do TGV e da linha normal serem diferentes. Os comboios terão de ser especiais e haverá permutadores que adaptam o comboio sempre que mudar de linha (e ainda muda algumas vezes). Segundo este projecto, uma viagem Porto-Lisboa duraria 1h35.
Ora, o Alfa Pendular atinge os 220Km/h, se tiver condições para isso. O problema é que a actual linha não está preparada, na maior parte do percurso, para essas velocidades. Supondo que Porto e Lisboa ficam a 350Km, a 220Km/h demora-se, adivinhem lá, 1h35! Contabilizando umas paragens em Aveiro, Coimbra e Leiria deve ficar praí em 1h45. E não é preciso comprar comboios novos, nem permutadores! Basta modernizar a linha, o que fica bastante mais barato que fazer novas linhas para o TGV!
Ou seja, onde é que está a vantagem do TGV? Alguém me explica?

quinta-feira, janeiro 20, 2005

Regime militar

Pois é! Ando muito zangado comigo! Não faço nada de jeito, estou sempre cansado e, principalmente, não estudo! Ontem quando me apercebi da matéria toda que tinha que ter estudado para o exame de hoje e não o fiz, fiquei fulo!!!
Por isso, resolvi aplicar um castigo a mim próprio! Até ao fim dos exames vai ser regime militar! Acordar às 8h30, estudar, intervalo a meio da manhã, estudar, almoço, responder aos emails, estudar, lanche, estudar, jantar, pequeno período recreativo e dormir! E vocês perguntam, e se te sentares a estudar e mesmo assim não sair nada? Bem, nesse caso a cafeína vai ser a solução! Eu detesto viver no meio deste povo drogado em cafeína, mas cheguei à conclusão que prefiro ser drogado em cafeína, que ser um pastelão que não faz nada!
Este horário entra em vigor hoje depois de almoço! Abram alas para o cafeínodependente eléctrico!!!

terça-feira, janeiro 18, 2005

Justificações...

Afinal para que é que servem as justificações?
Não posso ir porque... Para que é que interessa o porquê? O que interessa é que essa pessoa não vai. O porquê serve apenas para nós, para avaliarmos a pessoa, para ver se achamos o motivo bom ou mau... Ou seja, a justificação serve só para criar atritos entre as pessoas. Então porque é que necessitamos tanto de justificações?
Não sei fazer isto porque... Não sabe, não sabe! Interessa lá o porquê! Se não sabe e devia saber, é mau, se não devia saber, mas agora tem de saber, aprende!
Mas isto das justificações será mais um costume português, ou será humano?
Tive má nota porque... Porque sou um idiota e estive a brincar nos blogs, em vez de estudar! E depois? E se fosse por ter estado doente? A nota é má na mesma!
Isto correu tudo mal porque... Srs Políticos, estou farto de vos ouvir!!! Façam as justificações e respectivas avaliações, percebam o que é que correu mal, mas façam isso com os secretários de estado e companhia lda! A mim, só me interessa ver os problemas resolvidos!

Conciliar mundos

Mais difícil que Matemática, mais difícil que Química, mais difícil que Física... O mais difícil é conciliar vários mundos diferentes e incompatíveis! Por isso, da próxima vez que fizerem uma nova rotunda, ponham lá um monumento à minha paciência!

segunda-feira, janeiro 17, 2005

GATTACA

Num futuro bastante próximo, teremos um conhecimento fantástico sobre o DNA humano.
Num futuro bastante próximo, saberemos quais os genes responsáveis por cada característica humana.
Num futuro bastante próximo, saberemos, à nascença, quais as probabilidades de virmos a desenvolver determinadas doenças.
Num futuro bastante próximo, poderemos eliminar defeitos indesejáveis dos nossos filhos e ainda escolher a cor dos olhos, do cabelo, da pele...
...
Hoje acabei de ver o filme Gattaca. Recomendo.

domingo, janeiro 16, 2005

Operação smile

No Domingo passado tive assim uma daquelas minhas ideias... Resolvi aproveitar o facto de ter 10 sms's grátis por semana para a Vodafone e comecei a minha operação smile!
Em cada dia da semana enviei um sms a uma pessoa com quem já não estivesse há bastante tempo. O conteúdo da mensagem era apenas :)
As reacções foram variadas. Algumas pessoas acharam que eu me tinha enganado, outras responderam à mensagem a perguntar se estava tudo bem!
Na minha opinião foi um sucesso! Estou a pensar em continuar nas próximas semanas!

Agora um aparte:
FÁBIO!!!! Onde é que andas, rapaz? Dá sinais de vida!!!

quinta-feira, janeiro 13, 2005

Parabéns Rosa!!!

quarta-feira, janeiro 12, 2005

Bem podias ter-te dedicado a outras coisas, não?

Senso-comum

Ando a estudar por uma sebenta, em que o autor escreve tudo exactamente como o professor disse. Ora, uma das coisas que o professor dizia sempre no final de uma demonstração era:
- Vocês não estavam nada à espera disto, pois não? Isto que acabei de demonstrar contraria o nosso senso-comum!
Esta frase enervava-me profundamente, até porque na maior parte das vezes a demonstração comprovava exactamente aquilo que nós pensávamos! Por exemplo, uma pessoa com pernas mais curtas começa a correr a uma velocidade menor que uma pessoa com pernas mais compridas. Lógico, quantas vezes acontece vermos, na rua, pessoas que vão em passo rápido e que trazem os filhos ao lado que têm que correr para os acompanhar? Isto contraria o senso-comum? Não me parece!
Mas isto de dar porrada no senso-comum já não é de agora! Ainda me lembro de um professor de filosofia que, para explicar que o senso-comum estava muitas vezes errado, disse que para o senso-comum era o sol que andava à volta da Terra, mas na realidade era a Terra que andava à volta do Sol! Ora, se esse professor tivesse tido umas aulinhas de Física, saberia que os movimentos são relativos a um referencial e não dizia disparates!
Imaginemos que uma pessoa está num comboio e a observar a paisagem exterior. Se tomarmos como referencial o comboio, é a paisagem que se está a mover (é isso que vemos quando estamos dentro do comboio), mas escolhermos como referencial a paisagem (próprio de uma pessoa que estivesse cá fora), é o comboio que se está a mover! Da mesma maneira, se tomarmos como referencial o sol, então a Terra gira à volta do sol. Mas se tomarmos a Terra como referencial, é o sol que gira à volta da Terra (e basta olharmos para o céu para nos apercebermos disto). A única razão porque os modelos do sistema solar usam sempre o sol como referencial é porque é muito mais simples. Um modelo do sistema solar com a Terra no meio, como referencial, fica qualquer coisa assim:
Nada prático mesmo...
O senso-comum tem imensos defeitos, mas também não façam dele uma espécie de carga estúpida que todos transportamos. O senso-comum é aquilo que nos faz abrir a porta para sair de casa, em vez de nos espetarmos contra uma parede!

terça-feira, janeiro 11, 2005

Sim! Tou a estudar Biofísica!


Raios partam a Biofísica!

segunda-feira, janeiro 10, 2005

Vontade de estudar

Resolvi fazer uma pesquisa no google com as palavras-chave: "vontade de estudar" (mesmo próprio de quem está sem vontade de estudar!) e apareceram milhares de resultados, entre eles um link para um site da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa onde davam conselhos sobre o estudo. E depois vi que aquilo fazia parte de um site dum departamento de Apoio Psicológico e Aconselhamento daquela faculdade que tem um montão de coisas!!! Também quero um na minha faculdade!!!!!!
O site está em http://www.fct.unl.pt/aluno/licenciatura/apa
Espectáculo!

Imagens para legendar

E pronto! Um exame já tá! Agora já só faltam os outros todos!
Durante o exame pude assistir a um acontecimento inédito (para mim). Nas aulas de Biologia Celular tivemos duas professoras, ambas biólogas doutoradas e investigadoras no IBMC.
No exame, de hoje, havia umas imagens para legendar quase imperceptíveis, e nós perguntámos à professora que estava a vigiar se não nos podia arranjar, pelo menos, a imagem original! Resposta da professora:
- Foi a outra professora que fez os exames... Também não percebo bem o que isso poderá ser, mas se está aí é porque a professora chamou a atenção para alguma coisa nas aulas. Essa imagem deve ter sido tirada das imagens mostradas na aula.
Ou seja, uma doutorada em biologia não percebe bem o que poderá ser a imagem e nós, alunos de bioquímica do 1º ano, temos que perceber!
Ai, ai... Realmente sou uma vítima das imagens para legendar... Desde CTV no 10º ano, passando por Biologia no 12º é sempre a mesma coisa!

sábado, janeiro 08, 2005

Estudar...

Pois é! Ontem resolvi finalmente começar a estudar a sério para o exame de segunda-feira. A parte fixe de ter começado a estudar a sério, é que apercebi-me de que afinal não sabia nada de nada e que agora não vou ter tempo de estudar tudo! Restam-me duas opções, ver a matéria toda de uma maneira geral e ficar sem responder a uma série de perguntas mais específicas, ou então aprofundar uma parte da matéria e fico com o resto do exame por fazer!
Estas preguiças que me dão são mesmo lixadas... Ando praí a vaguear e depois na véspera descubro que tenho um montão de nomes (que não têm interesse nenhum) para decorar! Pelo menos um nome esquisito já está decorado: aminoacil-tRNA sintetase!

sexta-feira, janeiro 07, 2005

Uma história revoltante

- E não tens pena de deixar de estudar?
- Eh... Já estou mentalizado. Sempre soube que a minha família não ia ter possibilidades para pagar os estudos daqui p'rá frente.

Este é um rapaz que tem média de 4, nunca tirou uma negativa, anda no 9ºano e quando acabar vai deixar de estudar porque a família não tem possibilidades... É que até ao 9ºano o ensino é obrigatório e, por isso, existem subsídios, emprestam livros, etc... O Ensino Secundário já não é obrigatório e acabam-se esses apoios!
Isto é só para que fique aqui registado que o ensino ainda não está ao alcance de todos, ao contrário do que a maior parte das pessoas pensa! E isto não é um caso raríssimo. Basta andarem por essas aldeias e por bairros sociais para se aperceberem de coisas incríveis que vocês nunca pensaram que fosse possível ainda existirem em pleno século XXI num país como o nosso!

quarta-feira, janeiro 05, 2005

Imigrantes Desempregados Já Têm Direito a Subsídio

Isto era o título de uma das notícias que vinha hoje no Público. Mas eu mudaria-o para Imigrantes Desempregados Finalmente Têm Direito a Subsídio! Como é que é possível que num país civilizado (que apesar de tudo somos) isto não fosse já feito há anos! Quer dizer, se os desgraçados não tinham emprego, não tinham subsídio, estavam à espera de quê??? Claro que depois temos pedintes nas ruas e a criminalidade aumenta! E depois aumentam os sentimentos racistas e começa uma escalada de violência!
Se queremos que os imigrantes sejam devidamente integrados na nossa sociedade e que cumpram as nossa leis, temos que lhes dar as devidas condições! É isso que fará a diferença entre termos imigrantes pedintes e criminosos ou imigrantes que produzem riqueza para o país.

terça-feira, janeiro 04, 2005

É o camandro!

Estive a dar uma vista d'olhos neste blog... Os últimos 20 posts são de um gajo que está sempre a contar histórias que não interessam a ninguém! Quer dizer, não há aqui alguém interessante que ponha umas coisas de jeito de vez em quando?
Uma coisa é certa, esse gajo que tá sempre a escrever tem emprego garantido no Pingo Doce, a fazer publicidade às postas de bacalhau!
Ai qu'isto é o camandro!

segunda-feira, janeiro 03, 2005

Acabaram as férias

Confidencialidade do blog

No início este blog era secreto. Era só para a nossa equipa. Mais tarde foi alargado a mais algumas pessoas do MCE. E agora, acabei de descobrir, que há gente no Brasil a ler isto! Méu Déuss, má qui coisa, né???
Ey, cara! Podgi star déscansado, cá genti num sim porrta, non! Até podgi postar aí uns comentes!
É à interrnácionalização do blogui!

Para mais tarde recordar...

Vila das Aves: terra da misericórdia, onde toda a gente tem pena!

domingo, janeiro 02, 2005

Dois dias em Lisboa

Afinal fui de Alfa (a minha mãe pagou a diferença)! Mas o comboio chegou meia-hora atrasado! À minha espera estavam a Rosa e a Catarina e depois apareceram a Francesca e a Fani com uma pizza para mim! Mas grande recepção!!! Nessa noite ainda fomos dar uma voltinha ao Bairro Alto onde, para além das pessoas já citadas, estive com Lefteris, Chrissa, Edgar, Nelson, a Rosa W e a Lara.
Na sexta-feira (com o Nuno, o Zé Pedro e o Emanuel) fomos mostrar o Rossio e o Terreiro do Paço às gregas (que já tinham visto nos dias anteriores com a Rosa!). No final da tarde juntámo-nos à Diliana, ao Bruno, à Sandra, ao André, ao Letfteris e a uma rapariga algarvia (que tinham ido ao Jardim Zoológico) e a Diliana obrigou-nos a ir jantar ao PSI, que é um restaurante muito fixe, mas que estava fechado! Como a sede nacional é perto, pedi ao Nuno para darmos lá um salto, só para dar uma olhadela. E foi assim a minha primeira visita à sede nacional do MCE (estás perdoada Diliana)!
Seguimos para a oração comum na FIL. Sinceramente, fiquei desiludido! Esperava muito mais daquela oração. Gostei muito mais das orações em Taizé. À última da hora, decidi ir à paróquia onde tinham ficado o Nuno, o Bruno e o André. Tivemos uma pequena oração e depois passámos o ano à porta da igreja vendo, ao longe, foguetes oriundos de vários sítios e também bastante descoordenados (esta gente não acerta o relógio e depois acontecem estas coisas).
Depois de uma certa euforia à porta da igreja, esquivámos-nos para o Terreiro do Paço para ir ter com a Diliana e a Sandra que tinham apanhado o barco (a paróquia delas era na margem sul). Foi assim que passei a primeira hora do ano no metro de Lisboa!
O Terreiro do Paço estava iluminado como se fosse uma discoteca e actuava o Rui Veloso. Ainda ficámos um bocado mas depois partimos em busca da casa da Rosa! Sim, porque lá havia festa, mas o metro já estava fechado! Andámos um bocado à sorte e acabámos por apanhar um autocarro para Picoas (que não é proprimente perto do sítio onde mora a Rosa!). Depois andámos a pé, de paragem em paragem de autocarro, a ver os mapas e, fantasticamente, conseguimos chegar a casa da Rosa! Estava lá um monte de gente!!! O problema é que com tantas voltas estávamos todos rotos (todos os que tinham andado pelas paragens de autocarro). Acabámos no sofá meios a dormir...
Sábado foi o dia do regresso a casa. Levantei-me tardíssimo e fomos quase directamente para a estação do Oriente apanhar o comboio (um intercidades directo para Guimarães!).
E pronto, cá estou eu de regresso ao frio!

Conheci uma Santa (que já conhecia, mas não sabia que era santa)

Tenho uma nova imagem na minha capela... A Santa Rosa Félix!!! Foi fantástico o modo como ela acolheu e aturou aquela gente toda em casa (ainda por cima com exames à porta e trabalhos para entregar). Como se aquela gente toda não bastasse, na festa de passagem de ano (que também foi lá em casa) chegámos às 27 pessoas!!! Fica aqui expressa a minha mais profunda gratidão e admiração por essa Santa!

sábado, janeiro 01, 2005

Um post especial

Este é um post muito especial porque estou a escrevê-lo a partir de casa da Rosa! Foram fantásticos estes dois dias que passei aqui. Foram principalmente muito diferentes do normal... Comecei o novo ano numa casa que não era minha, nem da minha família! E em Lisboa!