Os Berdadeiros Fofos!
domingo, junho 27, 2004
Governos...
E pronto, já se fala em remodelação governamental ou em eleições antecipadas!Então se o nº1 do governo se demite, o nº 2 está lá para alguma coisa, não? Enfim, lá se vai outro governo... O próximo será do PS, o seguinte do PSD, a seguir o PS, etc... E o país continua sem um rumo a seguir. Um governo faz uma reforma, mas ainda antes da reforma estar completamente implementada, vem outro que faz uma contra-reforma!
Enfim, eu poucas vezes concordo com o que os ministros fazem, mas que raio, deixem ao menos experimentar as asneiras deles! Até pode ser que não funcionem muito mal. Agora esta mania das reformas atrás de reformas... Claro que depois nada funciona! Imaginem o que seria começar a construir uma casa e depois mudar o empreiteiro, o arquitecto, o engenheiro e fazer um novo projecto para continuar a construção da casa e, logo a seguir, mudava-se tudo outra vez! Claro que a casa nunca mais ia ser acabada e se fosse, ficaria um bocado esquisita depois de tantos projectos diferentes. Haveria coisas que ninguém perceberia porque é que foram feitas, paredes sem função, compartimentos pouco funcionais e os engenheiros, arquitectos e empreiteiros deitariam as culpas uns aos outros.
É o que se passa com os nossos governos. Demitimos ministros a torto e a direito, vêm governos atrás de governos. Se uns fazem uma coisa, o governo seguinte tenta desmanchar tudo e fazer outra. Basta ver como foi com o 10ºano este ano lectivo. O programa e as disciplinas eram dos anos anteriores, os livros eram do novo programa, assim como o horário. Claro que nada bateu certo! Insucesso escolar?
Enfim, tem-se falado nos eurocépticos, eu cada vez mais me considero lusocéptico.
sexta-feira, junho 25, 2004
Vamos dominar a Europa!
E pronto, estamos nas meias-finais do Euro2004. Não, a notícia do dia já não é esta! Há grandes probabilidades de Durão Barroso ser o próximo Presidente da Comissão Europeia. Se isto acontecer será fantástico para o nosso país, já que, hoje em dia, as decisões de grande relevo, aquelas que fazem mudar realmente as coisas, são tomadas no seio da União Europeia. Acho que ninguém tem dúvidas de que será muito bom para o nosso país.Resta uma dúvida... Quem é que vai substituir o actual Primeiro-Ministro? Ferreira Leite seria uma boa escolha, mas seria difícil substitui-la no Ministério das Finanças e tem pouco apoio da população (embora, na minha opinião, seja a nossa melhor ministra). Santana Lopes não seria tão difícil de substituir na Câmara de Lisboa, mas não sei até que ponto terá o carácter certo para ser Primeiro-Ministro (duvido mesmo muito!). E será que aguentaria uma oposição que cairia em cima dele dizendo que não tinha sido eleito democraticamente? Por outro lado ficava resolvido o problema das candidaturas à Presidência da República, era o Cavaco e pronto!
E Vitorino? Fica também na Comissão? Será que a UE aceitaria dois portugueses?
Temos dois campeonatos europeus a decorrer, um poderá dar-nos grandes emoções, o outro definirá o futuro do nosso país. Afinal, nem só de futebol vive o nosso país!
Ufa!
Pronto! Já acabei!O que é que acham do novo aspecto do blog? Acham que carrega mais rápido? (para quem tem barda larga esta pergunta não faz sentido).
Dêem sugestões!
E agora vou dormir...
Que grande jogo!
Pois é! Ganhámos à Inglaterra num jogo fantástico (espero que não tenha morrido ninguém!). Vitórias assim são boas para dar ânimo ao pessoal (ainda quero ver quantas pessoas é que amanhã vão trabalhar...)
Sabiam que na página do euro 2004 as notícias em português e em inglês são completamente diferentes?
segunda-feira, junho 21, 2004
Para contemplar

Esta é uma folha que encontrei no quintal. Reparem que bactérias decompositoras alimentaram-se da maior parte da matéria orgânica deixando ficar só parte tecidos de suporte aos vasos condutores da folha. Estes, como são mais fortes, demoram mais tempo a serem decompostos. Assim, ficam só as nervuras da folha. Giro, não é?
domingo, junho 20, 2004
A B S O L U T A M E N T E G E N I A L
Entao so o Luizinho é que escreve aqui?!Fofos de todo o mundo(ou só de Guimarães) nao deixem morrer o blog, este é um blog fofo, nosso e precisa de ser alimentado, nao o deixem morrer a ele e ao MCE de Braga(SEBS), que esteve um ano adoentado!!Mas estou aqui para comentar o jogo da nossa Seleçao!!
Um jogo de esforço, dedicaçao, coragem, um 'pokito de suerte' e fé.O país, a seleçao acreditou e conseguimos o objectivo, os quartos de final, daqui em diante o ke vier´por acrescimo é lucro!!Deixem-nos Sonhar!!(ja foram bestas, agora sao bestiais, e seja qual for o futuro nao os passem outra vez a bestas)
TAIZE, nunca mais chega esse grande momento do MCE de Braga!!Acho que vai ser espetacular, o unico senao, como diz o Luis é dormir tanto tempo em sacos-cama mas aguenta-se bem, é como a seleçao, ESPIRITO DE SACRIFICIO!!
Voltando ao Portugal 1-0 Toureiros...hermanos adios, vao tratar dos vossos touros façam muitas pegas, ke nos tambem vamos pegar, mas na Taça de CAMPEOES DA EUROPA!!
Estou muito feliz com a nossa seleçao e tambem com a ida a Taize, nos dois 'campos' sonhar nunca fez mal a ninguem, (tou a ser repetitivo, mas...)DEIXEM NOS SONHAR!!
VIVA O MCE, VIVA PORTUGAL!!
Então???
Então? Só eu é que escrevo aqui? Ninguém diz nada, ninguém comenta nada... Quer dizer, estava a fazer uma pausa no meu estudo e vim até aqui na esperança de encontrar um post para o relax e nada... (Tás a falhar, ó Fábio :)Não sei se alguém leu aquele post do nuno sobre Taizé, mas era importante dizerem-lhe qualquer coisa quanto antes!!!
Bem, e eu vou comer qualquer coisa e voltar às Briófitas, às Traqueófitas, ao xilema, ao floema e a tantas outras coisas bonitas sobre as plantas (grrr).
Logo às 19:45 toda a gente a torcer por Portugal! Mas se por acaso perdermos, não é caso para irem a correr às farmácias... (preciso de escrever um post sobre isto, mas agora não)
sexta-feira, junho 18, 2004
Quotas e selecções...
Ultimamente muito se tem falado acerca do estabelecimento de quotas em Medicina, porque (dizem algumas pessoas) o facto de haver muitas médicas irá trazer muitos inconvenientes. Mas porque é que agora se lembraram da Medicina? E os professores, cuja esmagadora maioria são do sexo feminino? Existem assim tantos problemas por causa disso? Não me parece, pelo menos não se tem falado nisso. E as engenharias que são ocupadas maioritariamente pelo sexo masculino? Não se deveriam, também, estabelecer quotas para uma maior igualdade entre os sexos?Estabelecer quotas nos cursos de Medicina seria tornar o acesso a estes cursos ainda mais injusto. Actualmente, devido às diferenças de exigência entre escolas e professores, torna-se quase uma questão de sorte (ou de dinheiro no caso daqueles colégios...) ter uma média suficientemente alta para entrar em Medicina. Com as quotas, além disto, teríamos raparigas que embora tivessem grandes notas ficariam de fora, apenas por serem raparigas, e veriam rapazes com médias mais baixas a entrar nos cursos.
António Ramos, numa carta escrita ontem ao Público, diz que os candidatos a medicina deveriam ser seleccionados privilegiando "os humanitários, os altruístas, os abnegados". E não deveria ser assim para todas as profissões? Quem é que gosta de ser atendido por um funcionário rabugento na repartição de finanças, quem é que gosta de um empregado de mesa mal disposto?
Mas como é que se faz a selecção? Não se pode fazer um inquérito aos candidatos a perguntar se eles querem ir para o curso porque gostam da profissão ou se é porque acham que vão ganhar muito dinheiro. Aliás, estas selecções seriam muito convenientes no caso das quotas. Sem levantar polémicas, pedia-se ao júri que tentasse seleccionar mais candidatos do sexo masculino. E claro, também seria bom para os amigos do júri.
Na mesma carta, António Ramos dá a entender que os alunos que tiram médias entre 18 e 20 valores são indivíduos ambiciosos, sem escrúpulos e arrogantes. Provavelmente nunca foi a uma escola, senão veria que essas pessoas existem independentemente da média que têm e da profissão a que aspiram.
Finalmente, uma última palavra para dizer que sou contra as greves, não só dos médicos mas de todas as profissões. Hoje em dia, é urgente pensar em novas formas de luta que não prejudiquem o cidadão comum, que no fim é quem paga sempre.
O blog foi divulgado!
Pois é, o Fábio resolveu divulgar este blog no blog do SEBS. Devo dizer que quando vi aquele post fiquei chocado, fiquei até zangado! Pensei até em editar o post e tirar a parte em que dizia o endereço do nosso blog. Claro que não o fiz, seria um nojento acto de censura. Desliguei a net e fui estudar (tive hoje exame de Matemática [correu bem, obrigado!] ).Hoje resolvi pensar no caso outra vez. Agora já não havia nada a fazer. Tinha passado demasiado tempo, até já havia comentários da Rosa no nosso blog.
Tinha uma certa ideia para o nosso blog, mas essa ideia desfez-se... Mas lembrei-me, o blog é NOSSO! E portanto NÓS é que traçamos o rumo do nosso blog. Foi esse o meu erro. Não tinha que estar zangado. Nós vamos fazendo evoluir o blog, e damos-lhe o uso que acharmos mais apropriado.
Agora até estou contente. O Fábio abriu uma nova etapa no nosso blog ainda tão novinho. Claro que, se calhar, não vamos escrever exactamente as mesmas coisas que escreveríamos se o blog não fosse público. Mas os blogs foram inventados para serem públicos! Se queremos escrever em privado, mandamos um email!
Acho que devemos continuar a escrever no blog, partilhar o que quisermos... Se soubermos aproveitar, este blog assim até poderá ser mais rico. Acho que os comentários de fora enriquecem o blog!
Portanto, toca a escrever!!! :)
PS - Já agora, comecem a pensar em pagar as cotas e decidam rápido se vão a Taizé!
quarta-feira, junho 16, 2004
Taizé
Caros amigos,Aproveito este espaço para uma breve informação:
Quem estiver interessado em ir as Taizé este ano tem que se decidir muito rapidamente, é que já estamos a ficar apertados em termos de tempo.
Assim ficam a saber que a viagem decorrerá de 20 a 30 de Agosto e que o preço é de 135 euros (viagem + estadia). Para mais informações não hesitem em contactar-me, já agora pedia que passasem a palavra e sejam muito rápidos a dar a resposta (convém é que a dêem a mim: ou por sms ou por mail). Sejam rápidos e venham que aquilo é muito fixe...
terça-feira, junho 15, 2004
Frases mais idiotas do ke as do Durão Barroso!!
Atendendo ao apelo do Flores, vou vos deixar aki umas 'coisas' para destressarem dos exames.coitados...Estas frases são muito mais ke estupidas, o site é brasileiro, o ke é ke se esperava...Tb há uns trocadilhos pelo meio...
Aki vão:
" Se o computador atrapalha os estudos, saia da escola "
" Computador é que nem carroça, tem sempre um burro na frente "
O primeiro suicídio a gente jamais lembra.
Dívida prá mim é sagrada!! Deus lhe pague.
"Tudo na vida é passageiro, menos cobrador e motorista!"
"O estudo é a luz do saber:
Economize energia, não estude!"
A Simara tá em forma?!?!Ou redondo não é forma?
"O Ministério da saúde adverte:
Beber causa perda de memória e diversos outros problemas que eu já
esqueci."
Voce não tem, mas o Frankstein
Fulano afirma, mas o Arnold Schuaznega
Todo mundo só morre uma vez, mas a Alanis Morrissette.
A Maria é da cidade, o Martinho da Vila.Você faria papel de trouxa? A Betty Faria.
Eu pinto paredes, o 'Luís' Quadros.
O Pateta usa o teclado e o Mickey Mouse.
Não leve a vida a sério, pois ela é apenas uma aventura da qual você não sairá com vida.
Mulher não vale nada, até pobre tem.
O pior não é morrer, é não poder espantar as moscas.
Todo gordo mija pelo método braile.
A partida de futebol entre cavalos terminou em patada.
Dinheiro não traz felicidade, dê-me o seu e viva feliz.
Não adianta balançar, o último pingo é sempre na cueca.
Não beba ao dirigir. Você pode derrubar a garrafa.
"Ei, sou eu, seu estômago ! Larga da Internet e vai comer !"
Nunca bata num homem com óculos. Use as mãos, é mais eficiente !
O Batman pegou seu batsapato social e seu batfato e foi a um bat-zado.
Euachoqueminhabarradeespaçosestáestragada.
É mesmo muito estupido, mas até dá pa rir um cadito!!
Boa sorte pos exames ke faltam!!
Crise!!(ai ke medo)
Era uma vez um vendedor de cachorro-quente de uma pequena cidade do interior. Tinha a sua barraquinha, os seus clientes e mal dava para sustentar a família. Um dia ele teve uma idéia e colocou uma plaquinha: Temos refrigerante. E começou a vender mais. Outro dia ele colocou outra placa: Temos hamburger. E passou a vender mais ainda. Até que comprou um trailer e instalou um belo letreiro luminoso em cima, chamando mais freguesia. Deu até para mandar o filho estudar na capital. Algum tempo depois o filho retorna à cidade. E não traz boas notícias. Todos falavam de uma recessão que se aproximava. E era preciso estar preparado para a crise. As pessoas têm menos dinheiro, compram menos, as empresas vendem menos e têm que cortar os gastos, produzir menos. O pai, assustado, já no dia seguinte apaga o luminoso. Depois compra apenas metade dos pães que normalmente comprava. Resolve parar de comprar refrigerante. Assim, começa a produzir menos e a vender menos ainda. E chega à conclusão: - Meu filho tinha razão, a recessão veio mesmo.(duh!!)Na outra esquina, outro vendedor de cachorro-quente vê sua freguesia aumentar e instala um luminoso: Temos refrigerante e hamburger. Suas vendas crescem e seu lucro também.
Com historinhas destas kem é ke não entra em crise!!
segunda-feira, junho 14, 2004
Ironias do destino...
Sexta-feira fomos passar o fim-de-semana à Póvoa de Varzim para fugirmos ao barulho da festa que estavam a fazer aqui em Jugueiros. A minha casa de lá é na esquina dum cruzamento. Pois quando chegámos lá, vimos que duas das ruas tinham sido cortadas para se fazerem tapetes de flores e outra rua tinha, no meio, um palco montado!Antigamente havia falta de sitos para as pessoas se divertirem, agora uma pessoa é apanhada no meio das diversões mesmo quando não quer! E não é que trabalharam durante toda a noite a fazer vários quilómetros de tapetes de flores? Enfim... Esta gente estava era a precisar de uns examezitos...
E por falar em exames, hoje foi o de Português! Parece-me que correu bem a toda a gente. Espero que as notas correspondam à euforia. Saiu o Felizmente à Luar na parte de interpretação e a Mensagem na pergunta de desenvolvimento. Já só faltam 4! :P
quarta-feira, junho 09, 2004
Peddy-paper
Hoje foi mais um peddy-paper na minha escola! Acho que este ainda teve mais aderência que o outro, pelo menos parecia estar mais gente. Mas este peddy-paper foi muito melhor (sempre a evoluir!). Desta vez andámos pela cidade, tinha mais perguntas complicadas, mas ao mesmo tempo fáceis de responder se nos déssemos ao trabalho de perguntar. Ah! E deram-nos uma t-shirt com o logótipo da escola. Até está gira (“Escola Secundária Martins Sarmento – Desde 1896 ao serviço da educação”), só tenho pena que não tenha nada por trás e que seja um bocado transparente... No próximo, cá para mim, ainda vão dar camisolas!Andámos toda a manhã pelo centro histórico, tirámos uma fotografia no sítio onde diz “Aqui Nasceu Portugal” com um senhor que está lá a engraxar os sapatos. Foi fixe, tinha que ser uma foto original, então pedimos ao senhor para nos emprestar aquela coisa de engraxar e as escovas e ficámos a engraxar as sapatilhas à stora que ia connosco! Aprendi bastante, fiquei a conhecer o nome de mais umas ruas, que o menino da fonte perto do Toural chama-se Fauno (coitado!) e o convento de Sta Clara (actual edifício da Câmara Municipal) foi construído em 1741! E que a minha escola está ao serviço da educação desde 1896 :)
O professor Vasco esteve no Toural e fez mais um dos seus quadros fantásticos! Também pintou umas t-shirts (nas costas com um castelo, muito giro mesmo!), mas estava muita gente à espera e nós já estávamos cansados.
A minha mãe telefonou-me agora! Ficámos em segundo lugar e ganhámos um dicionário para o computador (cada um!) e a professora uma cantarinha dos namorados. Sim senhor, se eu sabia que os prémios eram tão bons até me tinha esforçado mais um bocadito...
Chegou o fim do ano!
Finalmente saíram as notas! Agora só (!) faltam os exames nacionais, mas já se vão fazendo as despedidas.Um ano inteiro a viver lado a lado com os colegas e professores. Partilhámos tristezas e alegrias, brincadeiras e cansaços... Zangámo nos, reconciliámo nos, conversámos e trabalhámos... E agora o ano chega ao fim e com ele todos estes sentimentos se transformam em recordações.
Uns irão para Sul, outros para Norte, para cursos diferentes ou para cursos iguais. Talvez alguns fiquem juntos, mas a probabilidade é baixa: as Universidades são muitas e os cursos também. E os professores? Uns ficarão na escola, outros não! E para o ano, terão mais uma centena de alunos. Será que se vão lembrar de nós um dia mais tarde? Uma coisa é certa, para os alunos, há professores que eles nunca se irão esquecer. E os colegas? Será que um dia me vou lembrar de todos os meus colegas? Para já ainda me lembro de todos os que foram da minha turma desde a escola primária. Mas daqui por dez anos, depois de ter conhecido mais umas centenas de pessoas, será que ainda me vou lembrar de todos?
É estranho como facto de um ano lectivo chegar ao fim pode mudar tanto a nossa vida. Aqueles colegas e aqueles professores faziam parte da minha vida. Agora, quando acordo de manhã, já não vou ter com eles. Talvez ainda os encontre durante os dias de exame, mas depois tudo isto será passado (ou não!).
A vida vai mudando, mas às vezes temos assim umas mudanças um bocado radicais... Vou ter saudades da minha escola!
Boa sorte para todos os que andam a estudar para os exames (sejam nacionais ou não!)